Salada no pote


    Já ouviu falar de salada no pote?

    É uma ótima forma de organizar a alimentação saudável da família com as verduras e legumes distribuidos de forma diversificada para serem consumidos durante a semana.

    É possível também fazer as saladas para serem consumidas no trabalho, na faculdade ou até em um passeio. Como montar as saladas:

    1. Esterelize os potes.

    Serão necessários potes de vidro de 500ml. Você pode reutilizar potes que já tenha em casa ou encontrá-los em sites ou casas que vendem produtos para essencias.

    Encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos.

    Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair.

    Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca e deixe secar naturalmente.Só use o vidro após esfriar totalmente.

    2. Camadas:

    Camada1
    Molho - você tem duas opções: ou coloca o molho na primeira camada ou disponha o mesmo em um outro recipiente. Isso vai depender seu espaço de transporte e/ou armazenamento. E se for transportar se não irá virar o pote pois isso pode comprometer o objetivo que é deixar o molho longe das folhas que poderão murchar se entrar em contato com o mesmo.

    Camada2
    Leguminosas - Feijões, lentilhas, ervilhas

    Camada 3
    Grãos - arroz integral, quinoa, macarrão

    Camada4
    Legumes - tomates (prefira o cereja que não solta liquido), pepino, cenoura, beterraba (raladas ou em pedaços), batata entre outros

    Camada 5
    Folhas - rúcula, alface, repolho.

    Você pode deixar suas saladas por até 5 dias na geladeira na primeira prateleira. Porém se quiser uma refeição completa pode adicionar uma proteina com frango em cubos, carne maluca, queijo ou de codorna por exemplo. Nesse caso armazene sua salada em até 3 dias.
    Cuidado no transporte: armazene sua salada em bolsas térmicas com gelo e consuma o mais rápido possível ou a deixe refrigerada novamente até o consumo.

    Aproveite para montar variedades. Uma salada bem colorida com variações para cada dia!