Devo iniciar a alimentação complementar com sucos?


    A alimentação complementar não deve ser iniciada com sucos. Após a continuidade do aleitamento materno até os 6 meses ou por impedimento deste por diversos motivos(volta ao trabalho, doenças, medicação), deve-se fazer o uso de fórmula adequada indicada pelo nutricionista ou pediatra que acompanha o bebê. A partir dos 6 meses o reflexo de protrusão da língua diminui progressivamente, o que facilita a ingestão de alimentos semissólidos; as enzimas digestivas são produzidas em quantidades suficientes para essa nova fase e a criança desenvolve habilidade para sentar.

    Anteriormente o suco era indicado justamente pela iniciação precoce da introdução alimentar e os bebê ainda não estão com essas habilidades desenvolvidas antes dos 6 meses.

    A sociedade Americana de Pediatria orienta que o consumo de sucos seja feito após o primeiro ano de vida.

    Veja alguns motivos para evitar a introdução de sucos precocemente:

    • O consumo de suco em detrimento da fruta: ao consumir substituindo a fruta estamos perdendo fibras e nutrientes. Além disso, para se fazer um copo de suco de laranja de 200 ml por exemplo utilizamos aproximadamente 4 laranjas.
    • Frutas que para o nosso paladar são consideradas azedas provavelmente sofrerão adição de açúcar. Isso aumenta o maior consumo de bebidas adoçadas futuramente.
    • Pouco estímulo à mastigação. O suco por sua forma liquida não tem o papel de evolução para uma refeição em pedaços como a criança deve se habituar progressivamente.
    • Risco de contaminação.
    • Caries: Frequentemente os pais dão sucos em mamadeiras antes de dormir. Sejam os sucos adoçados ou não os açucares presentes no suco se transformam em ácido por bactérias na boca. Este ácido dissolve a camada externa dos dentes causando as caries.

    Recomendações na introdução do suco como parte da refeição após um ano:

    • Não utilize o suco como substituto das refeições e sim como parte delas e após a refeição;
    • Evite dar o suco em mamadeiras e sim ofereça em copos;
    • Não troque a água pelo o suco para efeito de hidratação;
    • 1 a 6 anos: A quantidade a ser oferecida deve estar entre 120 a 180 ml ao dia.
    • 7 a 8 anos: A quantidade a ser oferecida deve estar entre 240 a 360 ml ao dia.
    • Não permita que seu filho tenha ao alcance copo ou caixa de sucos, durante o dia todo.

    Fontes:

    Sociedade Americana de Pediatria. O Suco de Fruta e a dieta do seu filho. Disponível em: Acesso em: 31 de jan. 2017.

    Sociedade Americana de Pediatria. Caixas de Suco. Disponível em: https://www.healthychildren.org/spanish/healthy-living/nutrition/paginas/juice-boxes.aspx> Acesso em: 31 de jan. 2017.

    Sociedade Americana de Pediatria. Nossa posição com relação ao suco de fruta. Acesso em: 31 de jan. 2017.