A alimentação durante a gestação influencia a saúde do bebê?

    Quando estamos planejamos ter um bebê pensamos em diversos aspectos: decoração, enxoval, nome entre inúmeros detalhes do universo materno. Mas você já pensou que poderia estar contribuindo para a saúde do seu bebê com hábitos alimentares saudáveis na gestação? E antes da gestação? É isso mesmo. A nutrição tem um papel importante na saúde desse novo ser humano antes mesmo dele nascer. É muito mais do que o ganho de peso adequado durante toda a gestação. Estudos mostram que podemos contribuir de forma positiva para que nossos filhos possam ter uma “melhor programação” em relação às doenças crônicas não transmissíveis.

    As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) – obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, são doenças que se desenvolvem ao longo da vida por diversos fatores envolvidos. Podemos citar a alimentação inadequada e a inatividade física como fatores externos e a herança genética como um fator interno.

    Um estudo feito por pesquisadores onde 256 mulheres foram distribuídas ao acaso nos grupos placebo ou grupos de intervenção pode-se concluir que a modificação da dieta materna durante a gravidez e a amamentação pode beneficiar a saúde metabólica infantil.

    Mais do que deixar bens aos filhos que tal pensar em deixar algo muito valioso que é iniciar positivamente em relação à saúde dele? Um novo ser é a oportunidade de começarmos algo novo.

    Está pensando em engravidar? Procure um nutricionista e comece a mudar seus hábitos alimentares. Dessa forma você poderá contribuir com a saúde do seu filho, beneficiando sua saúde metabólica e também preparando um ambiente saudável em que todos da família possam iniciar com hábitos alimentares saudáveis.

    Fontes:

    Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.

    AALTONEN, J. Impact of maternal diet during pregnancy and breastfeeding on infant metabolic programming: a prospective randomized controlled study. Eur J Clin Nutr 65: 10–19, 2011.